Unidades Promotoras
Museu da República e Museu da Maré
Coordenação
Dra. Judite Santos Primo (ULHT)
Dra. Maria Helena Versiani (MR/IBRAM)
Dr. Mario de Souza Chagas (MR/IBRAM/UNIRIO)
Dr. Vladimir Sibylla Pires (UNIRIO)
Objetivos
Capacitar profissionais para o desenvolvimento de pesquisas e para a atuação em museus, universidades e instituições de pesquisa;
Desenvolver estudos e pesquisas no campo dos Museus e das inter-relações entre memória, patrimônio e cultura, com atenção especial para o diálogo com a denominada Museologia Social ou Sociomuseologia.
Público-alvo
Profissionais de museus; de instituições de memória, patrimônio e cultura; gestores culturais, professores, pesquisadores, profissionais das áreas das ciências, das artes e das tecnologias.
Pré-requisito
O candidato deve possuir título de Mestre ou estar matriculado em um curso de Mestrado. Neste último caso, deve apresentar carta de recomendação da Instituição em que está matriculado, assinada pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação e do Orientador.
Encaminhamento para o doutorado em Museologia na ULHT
Os certificados de conclusão do Curso de Estudos Avançados em Museologia (IV CEAM) permitirão o aproveitamento integral de disciplinas para os estudantes portadores do grau de mestre prosseguirem seus estudos no Programa de Doutoramento em Museologia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa (ULHT), Portugal.
Linhas orientadoras dos conteúdos
A título indicativo apresentam-se algumas linhas orientadoras para os conteúdos de cada unidade curricular do IV CEAM. Assinala-se no entanto que as unidades curriculares não serão tratadas de forma isolada, procurando-se, ao invés, compreender as suas complementaridades. Também as problemáticas mais sensíveis resultantes da experiência de cada participante podem e devem ser introduzidas no decorrer dos trabalhos de modo a poder ser construído um currículo participativo e integrador.
Unidades Curriculares
A Função Social do Museu – 25h
Museologia e Questões Sociais Contemporâneas – 25h
Estudos Aprofundados em Museologia – 25h
Políticas Culturais e Museologia – 25h
Museologia e Educação – 25h
Museologia e Computação – 25h
Metodologia de Investigação em Museologia – 20h
Seminário de Investigação em Museologia – 10h
Total = 180 horas
A Função Social do Museu
Esta unidade curricular tem por objetivo principal refletir sobre o quadro da Museologia contemporânea com enfoque na Sociomuseologia. Busca-se analisar a relação dos contextos sociais onde a Museologia se desenvolve e as condições de produção dos diferentes discursos museológicos, bem como as suas diferentes áreas de intervenção. Propõe-se discutir as seguintes questões: o alargamento da noção de patrimônio e a consequente redefinição de “objeto museológico”; a ideia de participação da comunidade na definição e gestão das práticas museológicas; a Museologia como fator de desenvolvimento; as questões de interdisciplinaridade, a utilização das novas tecnologias de informação e a museografia como meio autônomo de comunicação; as relações entre Sujeito, Espaço e Bem-cultural (sociedade, território e patrimônio); os novos patrimônios culturais: do bio patrimônio ao patrimônio intangível; patrimônio cultural e memória social: perspectiva diacrônica e perspectiva sincrônica; memórias e esquecimentos, poder e resistência; museus, identificações e identidades culturais; instituições nacionais e internacionais do foro museológico e/ou patrimonial; Museologia contemporânea: a modernização das instituições museológicas; processos inovadores: ecomuseologia, economuseologia, museologia comunitária; museografias, formas e ideias; relação patrimônio /perfis profissionais.
Museologia e Questões Sociais Contemporâneas
A ideia da cultura como instrumento e recurso de desenvolvimento constitui na verdade um renovar de entendimento da ideia de desenvolvimento e, por outro lado, das estruturas de funcionamento e inter-relacionamento dos diferentes domínios culturais. Esta unidade curricular situa-se no âmbito destas preocupações e propõe-se a analisar o lugar social dos diferentes intervenientes, profissionais, públicos, utilizadores, de modo a contribuir para a melhor definição de políticas culturais, que reforcem a coesão social e a igualdade de oportunidades. O objetivo é compreender a construção de patrimônio cultural a partir de abordagens teóricas e sociais hoje compreendidas como pertencentes à Sociologia da Cultura e analisar os novos enfoques sobre o patrimônio no âmbito da Museologia. Tratar as questões de diversidade patrimonial, hibridismo cultural, patrimônio intangível, bio patrimônio, gênero, questões relacionadas à memória social, esquecimento, poder e traumas históricos e sociais, reorganizando antigas certezas do passado e questionando os usos contemporâneos dos patrimônios, das identidades locais e globais.
Estudos aprofundados em museologia
O entendimento sobre o patrimônio depende da problematização de grandes categorias socioculturais como os conceitos de identidade, diversidade, biodiversidade e multiculturalismo. Nesse sentido, novos enfoques patrimoniais têm sido tratados pela Museologia, ou seja: novos patrimônios culturais, o patrimônio intangível, a memória social em suas perspectivas diacrônica e sincrônica, como também os problemas que envolvem memórias e esquecimentos, poder e resistências. A filosofia e os valores subjacentes das instituições museológicas inseridas no seu contexto histórico-político. A vocação dos museus no passado: aspectos artísticos, científicos, sociais e culturais. Pretende-se também uma teorização, reflexão e problematização das grandes questões contemporâneas da Museologia Social, as suas condições de planificação e de realização e opções sociais e educativas.
Políticas Culturais e Museologia
Pretende-se promover a reflexão sobre as políticas e os programas que incidem, direta ou indiretamente, sobre o setor cultural e patrimonial na sociedade. As identidades locais, transfronteiriças, nacionais e internacionais. Aprofundar teórica e metodologicamente os diferentes contextos de desenvolvimento nas suas várias dimensões (economia, sociedade, cultura…) e as diferentes escalas (internacional, nacional, regional e local) e suas intersecções com a Museologia contemporânea.
Museologia e Educação
Esta unidade curricular apresenta os seguintes objetivos: refletir sobre o papel da ação educativa na relação estabelecida entre os patrimônios culturais, os museus e a sociedade, tendo como referencial a construção do conhecimento nas áreas da Museologia e da Pedagogia; discutir e analisar a dimensão pedagógica, cultural e educativa do museu, as estratégias e as metodologias utilizadas em diferentes contextos; analisar e discutir acerca dos conceitos de ação cultural e educativa, assumidos como base para os princípios norteadores da ação museológica participativa; o projeto pedagógico do museu, ação-reflexão: estudos de caso; análise e discussão dos conceitos de ação cultural e educativa; discutir e analisar aspectos relacionados com a gestão dos museus e suas interfaces com a ação cultural e educativa; discutir e analisar propostas de projetos, a partir do referencial teórico e das experiências apresentadas por docentes e discentes.
Museologia e Computação
A relação entre a Museologia e a Computação tem vindo a ocupar um lugar cada vez mais importante, em particular no domínio da Expografia. A unidade curricular tem como objetivo refletir sobre esta relação, procurando esclarecer os seus limites e articulações. As responsabilidades do museu como utilizador de novas tecnologias e o seu papel como fator de desenvolvimento de novas tecnologias. As novas tecnologias como “moda” versus recurso de comunicação.
Metodologia de Investigação em Museologia
No que respeita à formação metodológica e à preparação do projeto de investigação, serão tratados de forma aprofundada diferentes técnicas e métodos de investigação quantitativa e qualitativa de apoio à preparação e desenvolvimento do projeto de investigação. Distinção entre plano de investigação e plano de redação. Matrizes de viabilidade dos projetos de investigação. Adequação de ferramentas e o perfil dos projetos. As exigências da escrita científica. A ética na investigação científica e a responsabilidade social do investigador. Normas para elaboração de teses e dissertações.
Seminário de Investigação em Museologia
Seminário para favorecer a avaliação dos projetos de investigação e sua viabilidade. Este programa assenta na apresentação de relatórios, comunicações, painéis de discussão e conferências temáticas.
Reflexão sobre as principais linhas de investigação onde têm sido desenvolvidos os projetos de dissertações e teses, especialmente, no que se refere às metodologias de trabalho e os respectivos impactos nos diferentes contextos acadêmicos e sociais. O Seminário de Investigação está organizado tendo por base as linhas de investigação em que se inserem os diferentes projetos de tese e de dissertação.